terça-feira, 14 de outubro de 2008

100 anos de Angenor de Oliveira.28 anos sem Cartola.


Angenor de Oliveira, mais conhecido como cartola, (Rio de Janeiro, 11 de Outubro de 1908-Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980)Foi um cantor, compositor e poeta brasileiro.Foi responsável pela escolha do nome , como das cores da escola Estação Primeira de Magueira o qual era apaixonado.Cartola compôs sozinho mais de 500 cancões(sozinho ou com parceiro) e ganhou esse apelido(cartola)quando trabalhava com cimento e adquiriu um chapéu para não sujar o cabelo.Cartola Jamais conseguiu se integrar ao mercado de trabalho.Foi pedreiro, pintor de paredes, lavador de carros, vigia de prédio e contínuo de repartição pública.Apesar da riquesa de suas poesias e da quantidade que as produziu, Cartola estudou somente até o Primário.Somente em 1974, já aos 65 anos, que grava seu primeiro disco, Cartola, produzido por Marcus Pereira.Em 30 de novembro de 1980 Cartola morre de câncer 6 anos depois de gravar seu primeiro disco.
Nas décadas seguintes são muitas as homenagens póstumas prestadas a cartola por artista como Beth Carvalho, Alcione, paulinho da Viola, Chico buarque, Leny Andrade, Cazuza, Mariza Montes e outros.Nos anos 2000, Cantor Ney Matogrosso lançou o CD "Ney canta Cartola.E em 11 de outubro de 2008, cantores como Maria rita, Zeca pagodinho, Beth carvalho...o homenagea no seu centenário.
Nota: Desde criança eu assistia os desfiles de escola de samba com a minha tia e gostava de ver Jamelão cantar me tornando então mangueirense.Depois fiquei mais mangueirense ainda quando a escola em 1988 homenageou Carlos Drummond com o enredo "no reino das palavras"sendo campeã(eu tinha 10 anos).Aos 13 anos tinha uma música que eu cantava só um pedaço(bate outra vez) e o resto eu inventava por não saber a letra.Foi quando minha mãe me ouviu cantando e perguntou:Vc sabe de quem é essa música?Ela é mais velha do que vc!?!?Passou uns dias minha mãe ligou p/ rádio e pediu para tocar a música..Foi a primeira vez que eu a ouvi inteira e prestado atenção na letra. Confesso que fiquei com os olhos marejados tanto pelo fato da minha mãe ter pedido a música atraves de um detalhe quanto pela própria letra.Enfim, até então eu era mangueirense, gostava de Jamelão e era fã de uma música chamada as rosa não falam composta por cartola um dos Fundadores da estação Primeira de Mangueira.

Autor: Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira.

"Cartola não existiu, foi um sonho que a gente teve."- Nelson sargento.

Amar sem penar é bem raro.. O verbo cumprir custa caro.. Amor é bem fácil achar.. O que acho mais difícil.. É saber amar...Cartola

Um comentário:

Sayonara Salvioli disse...

Belo post! Apesar de Cartola não ter tido reconhecido seu devido valor durante toda a vida, num período de vinte anos posteriores se fez imortal no cancioneiro e no imaginário popular! Esta é a vantagem do gênio: vence o gigante-tempo depois de sua passagem e passa a habitar as estâncias do atemporal e do imortal!... Em tais esferas é que residem gênios da humnidade das mais diversas áreas, tais como Machado de Assis, Mozart, Leonardo Da Vinci, Einstein, Vinícius de Moraes, Cartola...