sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Licensa poética.




A poesia pode fazer uso da chamada licensa poética, que é a permissão para extrapolar o uso da norma culta da lingua, tomando a liberdade necessaria para recorrer a recursos como o uso de palavras de baixo calão, desvios da norma ortográfica que se aproximam mais da linguagem falada ou a utilização de figuras de estilo como a hiperbole.
A matéria prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática.Limitar a poética às tradições de uma lingua é não reconhecer, também, a volatilidade da fala.
Dedicatória:Quando fui estudante do Cefet em 1999, eu sempre me deparava com uma pessoa com estilo exótico com trajes de cores fortes e um pouco hippie pelos corredores da escola.Eu gostava de ver aquele estilo e via como uma forma de liberdade de expressão e personalidade também. Mas tarde descobri que essa pessoa é poeta e li algumas de suas poesias.Dedico esta Nota a Arthur Gomes pela representação que ele faz aos Campistas com suas poesias, e a todos poetas Campista.

o amor não é apenas um nome
que anda por sobre a pele
um dia falo letra por letra
no outro calo fome por fome
é que a flor da tua pele
consome a pele do meu nome.

Autor:Arthur Gomes





Nenhum comentário: