sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Meu primeiro livro: O Pequeno Principe.


No dia 29 de agosto de 1989 ganhei da minha prima (Conceição)de presente este livro(pequeno Principe).Não entendi muito sua mensagem mas achava triste.Anos depois, em 2008 eu o li novamente e me despertou a curiosidade uma dedicatória a Leon Werth que diz assim:
A Léon Werth

"Peço perdão as crianças por dedicar este livro a uma pessoa grande.Tenho desculpa sériâ: Essa pessoa grande é o melhor amigo que possuo no mundo.Tenho uma outra desculpa: essa pessoa grande é capaz de compreender todas as coisa, até mesmo os livros de criança.Tenho ainda uma terceira: essa pessoa grande mora na França, e ela tem fome e frio.Ela precisa de consolo.Se todas essas desculpas não bastam, eu dedico então esse livro à criança que essa pessoa grande já foi.Todas as pessoas grandes foram um dia crianças.Mas poucas se lembram disso).Corrijo portanto a dedicatória: A Léon Wert quando ele era pequeno."

Como sou um pouco curioso fui em busca de Léon WertH, e descobri que ele era um ensaista e novelista Francês que encontrou-se com Exupery no ano de 1931 e ficaram amigos.Wert era vinte e dois anos mais velho que o amigo.Wert leu o livro cinco meses após a morte de Exupery que morreu num voô sem deixar vestigios no fim da Segunda Guerra.

O Pequeno Príncipe foi escrito durante o exílio de exupery no E.U.A.Ele nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e com esse julgamento nos levam a solidão.Nós nos entregamos a preocupação diária, nos tornamos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos.

Antoine de Saint-Exupéry
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry filho do conde e condessa de Foscolombe (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944) foi escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial.


FRASES DE EXUPERY.


Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.Antoine de Saint-Exupéry
Adicionar
Na coleção de 312 pessoas
Mais Informação
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.Antoine de Saint-Exupéry
Adicionar
Na coleção de 203 pessoas
Mais Informação
O Homem distingui-se dos homens. Nada se diz de essencial acerca da catedral se apenas falarmos das pedras. Nada se diz de essencial a respeito do Homem se procurarmos defini-lo pelas qualidades humanas.Antoine de Saint-Exupéry
Adicionar
Na coleção de 19 pessoas
Mais Informação
Mulher: a mais nua das carnes vivas e aquela cujo brilho é o mais suave.Antoine de Saint-Exupéry
Adicionar
Na coleção de 26 pessoas
Mais Informação
A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste.Antoine de Saint-Exupéry
Adicionar
Na coleção de 13 pessoas
Mais Informação
Cada um é responsável por todos. Cada um é o único responsável. Cada um é o único responsável por todos.Antoine de Saint-Exupéry
Adicionar
Na coleção de 11 pessoas
Mais Informação
Se a vida não tem preço, nós comportamo-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... Mas o quê?Antoine de Saint-Exupéry

Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Um comentário:

Sayonara Salvioli disse...

Belo post, Henrique!
Realmente, Exupery é marcante na adolescência e para o resto da vida, com o seu eterno Pequeno Príncipe! Tudo, afinal, nos reporta à mais famosa de suas máximas: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Li isso aos 11 anos e, desde então, pautei boa parte de meus atos com base nesse dito/ensinamento.
Saudações blogueiras :)