sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PRA AQUARELAR MEU ANIVERSÁRIO.ARI EVANGELISTA BARROSO O TEMA É VOCÊ.


Ari Barroso, compositor, radialista e regente brasileiro(Ubá - MG, 1903 a Rio de Janeiro 1964).
Ari Evangelista Barroso perdeu o pai aos 10 anos de idade e foi criado por sua tia-avó que era professora de piano.Estudou direito no Rio de Janeiro e passou a frequentar a noite carioca e tocou piano em diversas orquestras.Escreveu mais de 60 peças.Abriu as portas do mercado norte americano para músicas brasileiras ao compôr temas para Hollyood estrelados por Carmém Miranda.Trababalhou como loucutor em rádio como Tupi onde atuou como humorista, comentarista, ator e loucutor.Uma das suas composições mais famosas foi Aquarela do Brasilem 1939 que foi gravada centenas de vezes inclusive no exterior.Compôs para o filme Brasil(1944) a música Rio de Janeiro indicada ao oscar.Contribuiu para a trilha Vc já foi a Bahia de Walt Disney.Em 1962, faria sua última parceria com Vinicius de Moraes.No ano seguinte foi internado no Rio de Janeiro com uma crise de cirrose hepática.Faleceu no domingo de carnaval de 1964, quando a escola Império Serrano desfilava na avenida com o enredo Aquarela doBrasil.

Aquarela do Brasil.

Brasil, meu Brasil brasilerio.
Meu mulato inzoneiro
vou cantar-te nos meus versos.
O brasil samba que dá
bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
terra de nosso senhor
Brasil, pra mim.

Abre a cortina do passado
tira a mãe preta do serrado
bota o rei congo no congado
Brasil, pra mim.
Deixa cantar de novo o trovador.
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
quero ver essa dona caminhando
pelos salões arrastando
o seu vestido rendado.
Brasil pra mim...
Brasil, terra boa e gostosa
da morena sestrosa
de olhar indiscreto
O Brasil samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O brasil do meu amor
Terra de nosso sanhor
Brasil, pra mim.

Esse coqueiro que dá côco
onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, pra mim
Ah ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah esse Brasil lindo e trigueiro
è o meu Brasil brasileiro
terra de samba e pandeiro.
Brasil, pra mim...
Nota: 24 de janeiro. Data do meu aniversário.

3 comentários:

Blog da Sol (Suellene Giudice) disse...

Rapaz!!! Aproveito nosso meio de comunicação PETROBRAS para parabenizar vc pelo seu aniversário. Que Deus te abençõe e te guarde sempre. Continue sendo esse cara gente boa e divertido.
Aproveito também para dezer que voltei a postar!!!!
Um abraço!

Entre letras disse...

SAYONARA:
Say seria possível vc me dar o seu e-mail(Se não for demais).Gostaria de tirar algumas dúvidas(publicar livros...)mas em off.Lembro que te dei meu e-mail mas não sei se vc copiou.Abraços para vc!!!!!!!!Se não for demais aguardo resposta.

Sayonara Salvioli disse...

Henrique, eu salvei seu e-mail sim, e vou escrever, amanhã, para você, O.K.?
Descobri aqui que dia 24 foi seu niver... Assim, faço deste meu comentário - acima de tudo - um cumprimento de aniversário, desejando-lhe luz, sorte e brilho entre-letras, entre-humanos, entre-vitórias!!! Muitas conquistas profissionais e pessoais para você! Que o Criador possa recompor, sempre, os seus sonhos e esperanças!!!
Saudações poéticas e blogueiras :)